FANDOM

5th Cell
Logo5thCell

Description

Tipo

Privada

Fundada em

28 de agosto de 2003

Sede

Bellevue, Washington, EUA

Jogos

Scribblenauts

Website

http://www.5thcell.com/

5th Cell é uma empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos fundada em 2003 com o nome de 5th Cell Media,LLC. por Joseph M. Tringali, Jeremiah Slaczka e Brett Caird e atualmente desenvolve jogos pra iOS, Nintendo DS e Wii.

HistóricoEditar

Fundada em 28 de agosto de 2003 por Joseph M. Tringali, Jeremiah Slaczka e Brett Caird, a empresa começou desenvolvendo jogos de dispositivos móveis, trabalhando com distribuidoras como THQ Wireless, JAMDAT Mobile e UIEvolution.

Em 2 de agosto de 2004, THQ Wireless anunciou que iria distribuir os três primeiros jogos originais da 5th Cell para dispositivos móveis: Siege, SEAL Team 6 e Mini Poccha.

Em 2006, 5th Cell mudou-se para o desenvolvimento para Nintendo DS e jogos casuais. A partir deste momento, o foco principal da empresa mudou completamente para o desenvolvimento de jogos inovadores e originais.

Em uma entrevista da IGN com Michael Thomsen, Jeremiah Slaczka, o Diretor de Criação da companhia, foi perguntado "Por que tipo de jogos você quer ser conhecido?". Ele respondeu dizendo:

Jogos inovadores - queremos ser reconhecidos como uma companhia que produz conteúdo de qualidade que você pode conseguir em qualquer lugar de qualquer pessoa. Até agora, com ambos Drawn to Life e Lock's Quest, eu acredito que nossos produtos têm alinhado-se com essa visão. Nos mudamos completamente o foco da companhia para títulos originais agora. Nós não queremos mais fazer jogos licenciados ou trabalhar por aluguel.

Em 21 de abril de 2006, a IGN revelou o primeiro jogo de Nintendo DS da 5th Cell: Drawn to Life, um título original.

Em 1º de junho de 2006, a 5th Cell anunciou sua parceria com a empresa Merscom para distribuir D.N.A., um jogo casual de PC e também um título original.

Em 9 de maio de 2007, a THQ anunciou que iria distribuir Drawn to Life, um híbrido de ação-aventura/plataforma com a variação única de o jogador desenhar o herói e o próprio mundo usando o touchpad do DS.

A THQ lançou o jogo mundialmente em 2007 e 2008. De acordo com Next-Gen.biz, a partir do lançamento do jogo (setembro de 2007) até 1º de maio de 2008 (seis meses), o jogo vendeu 820 mil unidades mundialmente e ficou na 61ª colocação dos 100 jogos mais vendidos dos últimos 12 meses.

Em 2 de abril de 2008, a THQ anunciou que iria publicar o próximo jogo de Nintendo DS da 5th Cell, Lock's Quest, um jogo original de ação-estratégia no qual o jogador primeiro constrói defesas e depois batalha contra um exército de mecanismos de relógio.

Em 5 de dezembro de 2008, a 5th Cell revelou seu próximo jogo de Nintendo DS no IGN.com, Scribblenauts, um puzzle de ação, no qual o jogador pode escrever qulaquer palavra que puder pensar para solucionar desafios.

Em 1º de maio de 2009, a Warner Bros. Interactive Entertainment anunciou que publicaria Scribblenauts.

Em 15 de setembro de 2009, Scribblenauts foi lançado na América do Norte, com seu lançamento australiano em 30 de setembro e lançamento euroupeu em 9 de outubro. De acrodo com o NPD Group, Scribblenauts vendeu 194 mil unidades nos Estados Unidos durante setembro de 2009, seguindo Mario & Luigi: Bowser's Inside Story e Kingdom Hearts 358/2 Days nas maiores vendas de Nintendo DS. Super Scribblenauts foi lançado para DS na Europa em 29 de outubro de 2010, América do Norte em 12 de outubro e Austrália em 27 de outubro.

Em 5 de junho de 2012, foi anunciado durante a conferência de imprensa da Nintendo na E3 2012 o jogo Scribblenauts Unlimited. O jogo foi lançado para Nintendo 3DS e Wii U na América do Norte em 13 de novembro de 2012, sendo também publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment. Para Microsoft Windows, o jogo foi lançado em 19 de novembro de 2012 na América do Norte.

Títulos originaisEditar

  • 2003 | SEAL Team 6 (Dispositivos móveis) - Publicado por THQ Wireless
  • 2003 | Siege (Dispositivos móveis) - Publicado por THQ Wireless
  • 2003 | Mini Poccha (Dispositivos móveis) - Publicado por THQ Wireless
  • 2006 | D.N.A. (PC) - Publicado por Merscom
  • 2007 | Drawn to Life (DS) - Publicado por THQ
  • 2008 | Lock's Quest (DS) - Publicado por THQ
  • 2009 | Scribblenauts (DS) - Publicado por Warner Bros. Interactive Entertainment
  • 2009 | Drawn to Life: The Next Chapter (DS) - Publicado por THQ
  • 2010 | Super Scribblenauts (DS) - Publicado por Warner Bros. Interactive Entertainment
  • 2012 | Run Roo Run (iOS) - Publicado por 5th Cell
  • 2012 | Hybrid (Xbox Live Arcade)
  • 2012 | Scribblenauts Unlimited (Wii U, 3DS, PC)

​Títulos licenciadosEditar

  • 2004 | Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events (Dispositivos móveis) - Publicado por EA Mobile
  • 2005 | Darts Pro (Dispositivos móveis) - Publicado por THQ Wireless
  • 2005 | Ministry of Sound: Club Manager (Dispositivos móveis) - Publicado por THQ Wireless
  • 2006 | Pat Sajak's Lucky Letters (Dispositivos móveis) - Desenvolvido por UIEvolution
  • 2006 | Moto GP Manager (Dispositivos móveis) - Publicado por THQ Wireless
  • 2006 | Full Spectrum Warrior: Mobile (Dispositivos móveis) - Publicado por THQ Wireless

​Títulos derivadosEditar

Estes são títulos diretamente baseados nos jogos originais da 5th Cell que não foram desenvolvidos pela própria 5th Cell.

  • 2008 | Drawn to Life: SpongeBob SquarePants Edition (DS) - Desenvolvido por Altron, publicado por THQ
  • 2009 | Drawn to Life: The Next Chapter (Wii) - Desenvolvido por Planet Moon Studios, publicado por THQ
  • 2011 | Scribblenauts Remix (iOS) - Desenvolvido por Iron Galaxy Studios, publicado por Warner Bros. Interactive Entertainment